terça-feira, 18 de outubro de 2016

Só a nata/ Análise Capim Mombaça

EQUIPE SÓ A NATA

Análise da pastagem do Mombaça 

(Panicum maximum)

Na aula de bovinocultura, ministrada pelo professor. Dr. Rodrigo Rossi, podemos avaliar uma área que obtinha uma pastagem de Mombaça bastante degradada, com presença de ervas daninhas, cupins (alertando alto teor de alumínio no solo tornando-o ácido), solo exposto recebendo altas temperaturas e compacto, por isso todos esses fatores conciliados com super pastejo dos animais podem acarretar nos problemas que pôde ser encontrados ao decorrer da análise. Dentre os fatores que presenciamos no capim do gênero Panicum foram:
Capim seco
Altura indevida (abaixo de 40 cm) prejudicando o ápice da planta e causando uma retração em seu desenvolvimento e sua produtividade.
Baixo teor de Matéria Orgânica (M.O)


Assim, recomenda-se realizar análises de solos no mínimo de três em três anos, pois ao deixar chegar ao nível de altas degradações, para se conseguir a recuperação das pastagens envolve grandes custos ao produtor com defensivos agrícolas, descompactação do solo, adubações e no ato de ter que replantar o capim na área desejada. Contudo, é mais lucrativo ao produtor realizar suas adubações de modo correto, como meio de profilaxia contra altas degradações evitando prejuízos em tempos futuros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário