domingo, 2 de outubro de 2016

Análise do Capim Mombaça


Capim Mombaça - Equipe "Os Destemidos"

    O capim Mombaça apresenta boa capacidade de suporte de animais em pastejo quando as pastagens são bem formadas e manejadas, sendo que no período chuvoso suporta de 1,5 a 2,5 UA/ha e no período seco de 0,8 a 1,0 UA/ha.
   Para otimizar o desempenho dos animais e a persistência da pastagem deve utilizar o pastejo rotativo como apresenta moderada resistência à seca, recomenda-se seu diferimento (veda) no final do período chuvoso (meados de março a abril), visando o acúmulo de forragem de boa qualidade para utilização durante o período de estiagem.

Figura 1- Capim Mombaça da Bovinocultura do IFTM
Fonte: Acervo pessoal (Luiz Claudio )


   O capim Mombaça em análise encontra-se com uma altura superior a 30 cm, mas a sua altura para pastejo é adequada, pois a altura de entrada para pastejo é de 85 a 90 cm e a altura de saída dos piquetes deve ser de 40 a 50 cm.
  •    A quantidade de forragem na área não é uniforme, ao longo dos diferentes intervalos de pastejo, sendo que o objetivo é atingir uma mesma condição de pasto.
  •   O estado visual do capim está aparentemente bom devido estar em período de estiagem e o capim Mombaça apresenta uma boa resistência a seca o que possibilita ter uma capacidade de rebrota maior após o corte. Deve-se ficar atento com o meristema apical e altura de corte do capim Mombaça devido estar com altura abaixo de 40 cm para que não haja o envaretamento.
  •   Em relação a outros capins, como Colonião e Tanzânia, apresenta maior porcentagem de folhas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário