Manejo alimentar dos Bovinos
Quais aspectos são fundamentais no manejo alimentar dos bovinos?
Manejo alimentar: O manejo alimentar dos bovinos é divido em duas partes: a que o animal busca e a que é fornecida no cocho. Quando dizemos que o animal busca a alimentação por hábito de consumo ou pela fome, nos referimos a pastagem, e quando fornecemos no cocho, nos referimos a silagem, a ração e ao sal mineral,
Objetivo: A exploração dos animais é feita em sua quase totalidade visando um interesse econômico, sendo que somente visando genética, sanidade e alimentação adequada, teremos um retorno economicamente viável do animal em qualidade e produtividade.
Hábito de consumo: O animal quando está pastando, busca sempre pelas folhas novas e macias que são identificadas pelas características sensoriais produzidas quando tocam seu focinho. Por isso, torna-se importante o fornecimento de pastagens de melhor qualidade e no ponto de corte adequado, caso contrário o animal perderá tempo selecionando o alimento e perderá sua eficiência de pastejo.
Manejo rotacionado de capim-Mombaça
A entrada no pasto varia de acordo com a época do ano, sendo que na época da seca os animais entram com o capim atingindo a altura de 60 cm e saem na altura de 40 cm, e na época das águas os animais entram com o capim atingindo a altura de 85 a 90 cm e saem também aos 40 cm.
A altura de saída dos animais é sempre 40 cm, pois assim o pasto não será degrado e evita o crescimento desuniforme, o acúmulo de colmos, envaretamento e perda de nutrientes.
Capim-Mombaça Fonte: <http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=332> |
Cocho
Nas épocas de estiagem, a silagem é o alimento mais fornecido aos animais. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo a quantidade fornecida e a porcentagem de Matéria seca que o animal vai consumir. Muitas características podem ser observadas em uma silagem de boa qualidade, e a usada como exemplo foi a de milho. Esta deve apresentar cheiro agradável, cor clara, podendo ser um verde amarelado ou cáqui. A textura é firme e os tecidos são macios, mas descartáveis das fibras.
A silagem feita vai perdendo a umidade ao longo dos meses de uso, por isso é preciso calcular corretamente o quanto a vaca vai consumir para evitar desperdícios,
A porcentagem média de M.S da silagem de milho é 35% quando o silo é aberto, porém esta vai aumentando devido a perda de umidade.
EXEMPLO:
Suponhamos:
Numa fazenda existem 100 vacas que consomem cada uma 11 kg de silagem por dia e suas refeições são fornecidas duas vezes ao dia. Quando o silo foi aberto, a silagem de milho tinha 35% de matéria seca e no último dia tinha 39%.
Cálculo de silagem Fonte: Arquivo pessoal |
Último dia: Como 11 kg são considerados 39% da silagem devido o aumento de matéria seca e perda de umidade, os 100% serão 28 kg, que serão divididos em 2 arraçoamentos de 14 kg. Esse valor corresponde somente a uma vaca, para todas as 100 será fornecido 2.500 kg, divididos em 2 arraçoamentos de 1.400 Kg cada.
Portanto, o valor retirado do primeiro dia até o último é de 150 kg de silagem.
Cálculo de porcentagem de Matéria seca na silagem Fonte: Arquivo pessoal |
Uma maneira prática e mais precisa de se estimar o teor de MS da planta de milho pode ser obtida utilizando-se um forno micro-ondas. Para isso são necessários:
- Um forno microondas
- Uma balança graduada em gramas
- Pratos e um copo de vidro com água (250ml)
- 200g de silagem
É preciso colocar a silagem no prato e o copo com água no fundo do microondas, para evitar que a silagem se queime, A metodologia consiste em realizar ciclos de 3 minutos sempre pesando até que quantidade de M.S se estabilize.
EXEMPLO:
Suponhamos:
Um produtor deseja avaliar a quantidade de M,S de sua silagem e por isso retirou 200 g de silagem de milho para realizar o teste em seu microondas. Sabendo-se que o peso final da silagem foi de 142 g, qual a porcentagem de M,S dessa silagem?
Se 200 g do peso inicial continham 100% de Matéria seca, os 142 g restantes terão 71% de M.S.
Cálculo de M.S em 200 g de silagem de milho Fonte: Arquivo pessoal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário