domingo, 9 de outubro de 2016

Análise do Capim Mombaça


Análise das condições do Capim Mombaça - Equipe " Os Invorvente "



Figura 1. Pasto com capim Mombaça na bovinocultura do IFTM.

Fonte: Arquivo Pessoal - Débora Lima dos Reis 


  O capim Mombaça é bastante conhecido devido à sua alta produtividade, bom vigor com rápido fechamento, qualidade e adaptação a diferentes climas e solos, apesar de suas exigências. Além disso, de acordo com sua produtividade nas variadas condições de clima e períodos apresenta adequada capacidade de suporte de animais. 


Figura 2. Análise da altura do capim Mombaça com base em sua correlação com uma caneta

Fonte: Arquivo Pessoal - Débora Lima dos Reis


   O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia (IFTM) possui um pasto com capim Mombaça localizado no setor de bovinocultura. Sobretudo, por meio da análise realizada pôde perceber que apresenta altura inadequada tanto de entrada para pastejo- 85 a 90 cm -, quanto de saída dos piquetes - 20 a 40 cm, uma vez que a área analisada apresenta cerca de 15 cm, que é abaixo do esperado por ser uma época em que há uma redução acentuada na produção de forragem. Além disso, apresenta desuniformidade de crescimento no decorrer do pasto como mostrado na Figura 1, contando ainda com o desenvolvimento de elementos indesejados no ambiente, como cupins.
   Sobretudo, vale ressaltar que apesar do período em que se encontra deve ser realizado acompanhamento constante do desenvolvimento do capim no pasto, analisando sua morfologia, e adaptação, com base em suas características particulares, como resistência ao período de seca, bom vigor e considerável capacidade de rebrota. Porém, devem ser realizadas práticas culturais que auxiliam o capim Mombaça em seu desenvolvimento, como: realização de adubação nitrogenada, uso de pastejo rotacionado, e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário