segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Os Invorvente / Síntese sobre o assunto: Interação homem - animal.


INTERAÇÃO: HOMEM – ANIMAL






       Diariamente, o homem se encontra em contato com diversos animais, sendo os bovinos uma espécie de comum acesso. É notável que nesta relação, ambos dependem de si sendo necessário cuidados básicos para respeitar essa interação. Atentando-se às particularidades de cada um, baseando-se em seus benefícios e malefícios interligados à interação entre homem e animal e suas consequências.
          É importante que o homem possua conhecimento sobre o animal e as práticas que serão desenvolvidas entre eles, para que possa formular seu próprio manejo visando o bem estar animal e a facilidade e praticidade de trabalho.
        De acordo com o Bem Estar Animal, é de extrema importância que o homem se capacite ou apresente experiência, a fim de lidar de forma adequada com os animais. Deste modo, possibilita uma melhor relação entre ambos, de acordo com a genética e a raça dos animais, onde a variabilidade entre rusticidade e docilidade interfere com as práticas do homem e no manejo executado.
 A forma de lidar com os animais pode interferir diretamente na sua produção, o homem auxilia ou prejudica a expressão do potencial animal apenas com o modo de execução do manejo, uma vez que o mesmo estressado e/ou com medo acarreta o aumento involuntário de sua temperatura danificando a produção total.

 A lida com os bovinos apresenta-se diferenciais quando comparada com os outros animais, devido à diferença de temperamento evita-se o estresse dos animais com quantidade de pessoas envolvidas, o jeito de condução em seringas, bretes, currais e até mesmo no pasto aberto onde o uso de bandeiras é indicado pelo bem estar animal e ainda a maneira de contenção em troncos, peias, cabrestos. A manipulação em casqueamentos, tosquias e manejos de vacinação, vermifugação e principalmente em ordenha é imprescindível a agilidade e qualidade da mão-de-obra para um maior conforto dos animais, evitando que o fator temperatura não ultrapasse os 38º a 39ºC desencadeando processos de baixa condição da saúde animal. Sobretudo, atentando-se às inovações tecnológicas que estão despontando cada vez mais no ambiente pecuário, auxiliando e aprimorando os meios de desempenho entre ambos.


DESTAQUE: Durante a apresentação do trabalho, surgiu uma dúvida em sala de aula, sendo ela: Qual a temperatura corporal do animal, no caso o bovino?
De acordo com pesquisas realizadas, os integrantes da equipe " Os Invorvente ", respondem a pergunta, sendo através do resultado obtido, de que o animal possui temperatura de 38 a 39º C.


Equipe "Os Invorvente" - Beatriz Arantes Rodrigues, Daniel Couto Caetano, Débora Lima dos Reis, Íris da Silva Porto, Larissa Barros Bessas e Pedro Paulo Mendonça Chacur - 3º ano A - IFTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário